Chutney de Cenoura

em 19 de abril de 2020

Querem fazer algo saboroso com aquele resto de cenouras que têm no frigorífico? Este chutney de cenoura é uma óptima sugestão. Depois de termos sugerido há umas semanas um fantástico chutney de maçã, hoje trazemos um legume, também ele da época. Quanto ao gengibre utilizado, é, no Ayurveda, considerado um superalimento. É excelente para o aparelho digestivo, facilitando a criação de enzimas que facilitam a nossa digestão. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e anti-virais que dão um boost ao nosso sistema imunológico, sobretudo em quadros de gripes e de vírus - ideal para a conjuntura que vivemos actualmente. De sabor picante e energia (virya) quente, tende a pacificar as constituições frias - vata e kapha - e a agravar pitta - um dosha quente. Mas, se és pitta, não desanimes. Este chutney também é para ti. O sabor doce da cenoura cozida e do óleo de coco é refrescante e pesados e, por isso, ideal para balancear o fogo (agni) contido, quer nas especiarias aqui usadas, quer no teu estômago.


chutney, comida saudável, comida saborosa, ayurveda, índia


Ingredientes:

- 2 cups de cenouras cortadas às rodelas;
- 1 cup de água + 1/2;
- 1 colher de sopa de gengibre fresco grosseiramente picado;
- 1 colher de sopa de sumo de limão;
- 1 colher de chá de óleo de coco + 1 colher de sopa;
- 1 colher de chá de mistura sátvica*;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 1 colher de chá de sementes de mostarda negra;
- 1 colher de chá de sementes de cominhos;
- 10 folhas de caril (opcional).

*podem usar uma mistura de sementes de cominhos, funcho, açafrão e gengibre de forma a perfazerem a colher de chá necessária.


Preparação:

Colocar as cenouras cortadas às rodelas numa frigideira a cozer com 1 cup de água, em lume médio. Quando a água desaparecer, colocar 1 colher de chá de óleo de coco na frigideira. Deixar cozinhar até a cenoura alourar. Num triturador, colocar 1/2 cup de água, o gengibre, o sumo de limão, a mistura sátvica e o sal, além da cenoura já cozida. Triturar tudo. À mesma frigideira utilizada anteriormente, adicionar uma colher de sopa de óleo de coco e aquecer. Juntar as sementes de mostrada negra, as sementes de cominhos e as folhas de caril. Deixar refogar cerca de 2 minutos. De seguida, juntar numa terrina este refogado e o preparado de cenoura já triturado e envolver bem. Deixar arrefecer e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo