Queijo Vegetal de Caju e Batata Doce

em 7 de abril de 2020

Este queijo vegetal é simplesmente fantástico. Ideal para quem não processa muito bem produtos lácteos e, ainda assim, adora comer algo com o pão. O sabor (rasa) doce cruzado da cenoura cozinhada, do caju e da batata doce é benéfico para as constituições pitta e vata. Estes doshas têm qualidades (gunas) tipicamente leves e móveis e, por isso, beneficiam do aspecto pesado e de enraizamento do sabor doce. No Ayurveda, além de ser importante considerar a constituição de cada indivíduo, é fulcral saber os efeitos que cada um dos seis sabores (doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente) provocam em cada biótipo. Neste exemplo, se é verdade que o sabor doce equilibra pitta e vata, também é verdade que agrava o outro dosha, kapha. Porquê? Porque este dosha já tem as características presentes no sabor doce - pesado, lento, letárgico, frio/fresco. Então, ao ingerir alimentos doces, irá agravar a sua configuração momentânea (vikruti), dissonante do seu prakruti (constituição natural). Na ciência ayurvédica, só há saúde plena quando o prakruti coincide com o vikruti. A própria doença é caracterizada pelo desequilíbrio nos doshas. Assim, a nossa rotina, os hábitos, a alimentação e a profissão podem-nos fazer distanciar do equilíbrio desejado. Temos de estar atentos àquilo que ingerimos a nível físico, energético, mental, subconsciente e da própria consciência (o plano mais subtil de todos). Isto tudo não significa que devamos deixar de comer determinadas coisas. Tudo tem de estar em equilíbrio. Urge escutarmos os sinais do nosso corpo. Urge barrar este queijo, por exemplo, com o nosso pão de forma de sementes.


queijo vegetal, vegetarianismo, pão com queijo vegan, comida vegan



Ingredientes:

- 1/3 cup de cajus;
- 1/4 cup de batata doce cortada em pequenas rodelas;
- 2 colheres de sopa de cenoura picada;
- 1 + 1/2 cup de água;
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 1/4 colher de chá de assafétida*;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
- 2 colheres de sopa de farinha de arroz.

*alternativa poderá ser 1/4 de colher de chá de alho em pó ou 1 dente de alho fresco.


Preparação:

Colocar os cajus, a batata e a cenoura a cozer numa panela durante 15 minutos. Reservar. Num liquidificador, juntar os ingredientes cozidos, juntamente com a água (pode ser utilizada a da cozedura dos ingredientes), adicionando a levedura de cerveja, o sal, a assafétida, o azeite, o vinagre e a farinha de arroz. Processar tudo. Levar ao lume, mexendo sempre até descolar do fundo. Deixar arrefecer e está pronto a comer.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas partilhas!
    Gostava só de saber: de acordo com a Ayurveda, como podemos saber o nosso biótipo?
    Obrigada :) ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Joana. Gratos nós por saber que temos quem nos acompanhe.
      Nós fizemos o nosso através de livros que temos sobre a temática, mas há diversos testes online disponíveis, nomeadamente este: https://www.banyanbotanicals.com/info/dosha-quiz/
      No fim, há uma explicação muito boa acerca do nosso Dosha (biótipo) predominante e dos desequilíbrios existentes, além de algumas recomendações :)

      Eliminar



Topo