Comer saudável não é sinónimo de deixar de ter prazer à hora da refeição. É essa a ideia que temos vindo a passar e é com isso em mente que hoje vos apresentamos esta deliciosa lasanha branca de couve-flor e amêndoa. Em termos dóshicos, esta receita é win-win. Se é verdade que, por um lado, a amêndoa é um fruto seco pesado e oleoso - desequilibrando pitta e kapha -, por outro, a couve-flor, de sabor adstringente, pacifica esses doshas. A constituição vata obtém benefícios ao ingerir amêndoas, pese embora o sabor adstringente da couve-flor não ser o mais indicado para este biótipo. Assim, esta lasanha procura não deixar ninguém de fora. O creme de amêndoa, por si só, é de comer e chorar por mais. Podem-no 'transportar' para outro prato de massas que confeccionem. Mas é nesta lasanha que ele se sente em casa. E, segundo as normativas da Direção Geral de Saúde, é nela que deve ficar... por tempo determinado, até não resistirem e encaminharem esta receita para as vossas papilas gustativas.
Ingredientes (para duas pessoas):
Ingredientes do creme de amêndoa:
- 1/4 cup de amêndoas sem pele;
- 1 cup de água;
- 1 cup de bebida de amêndoa;
- 1/4 colher de chá assafétida*;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 2 colheres de sopa de levedura de cerveja;
- 1 colher de sopa de farinha de arroz;
- 1 colher de chá de vinagre;
- q.b. noz moscada;
- q.b. coentros frescos.
*alho moído como alternativa.
Ingredientes da couve-flor:
- 3 cups de couve-flor cortada em floretes pequenos;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- q.b. de noz moscada;
- q.b. de pimenta preta;
- 1/2 cup de água;
- 3/4 cup de leite de coco;
- q.b. coentros picados.
- folhas de lasanha para duas camadas;
- 2 colheres de sopa de amêndoa picada.
Preparação do creme de amêndoa:
Levar as amêndoas a cozer numa panela pequena com a água, durante 15 minutos. De seguida, colocá-las num liquidificador com a bebida de amêndoa, a assafétida, o sal, a levedura, a farinha de arroz, o vinagre e a noz moscada. Triturar tudo. Colocar o preparado na mesma panela onde se cozeram as amêndoas e cozinhar em lume brando até engrossar, mexendo insistentemente. Adicionar os coentros frescos, cortados finamente, no fim.
Preparação da couve-flor:
Numa frigideira ou wok aquecer o azeite e, de seguida, acrescentar o sal, a pimenta preta e a noz moscada, deixando refogar por 2 minutos. Acrescentar a couve-flor, saltear por mais 2 minutos e adicionar a água. Deixar cozinhar com a tampa até absorver a água e a couve-flor ficar tenra. Quando toda a água tiver sido absorvida, adicionar o leite de coco e mexer para engrossar.
Montagem:
Cozer as folhas de lasanha numa panela. Depois, numa travessa de ir ao forno (as medidas da nossa são 15 cm por 23 cm) serão feitas 5 camadas: couve-flor, lasanha, couve-flor, lasanha e creme de amêndoa, por ordem ascendente**. Para dar um toque ainda mais especial à receita, colocar amêndoa picada grosseiramente no topo. Levar ao forno pré-aquecido a 200º até dourar por cima - aproximadamente 30 minutos.
**para um sabor extra, colocar coentros frescos por cima de cada camada de couve-flor.
Sem comentários:
Enviar um comentário