Kitchari de Lentilhas Germinadas

em 13 de abril de 2020

O uso de germinados é uma prática recorrente na cozinha ayurvédica. Em termos nutritivos, é considerado um alimento vivo. Imaginem a energia necessária que uma semente necessita para se transformar em planta. Essa energia, ao ingerirmos germinados, é transmutada para o nosso corpo e para o nosso organismo. Têm um efeito alcalino, o que ajuda a purificar o sangue e a proteger o nosso sistema imunitário. Têm um teor elevado de vitaminas, minerais, antioxidantes e clorofila. Hoje em dia, grande parte das pessoas vive obcecada com as proteínas que consome e esquece o nível de fibras. As fibras são responsáveis pela redução da absorção de gorduras e toxinas no organismo que geram doenças graves, nomeadamente do foro intestinal. Por serem consumidos frescos, os germinados são uma ótima fonte de fibras. Basta deixá-los em água de um dia para o outro. De seguida, diariamente, lavá-los, escorrê-los, tapando-os com um pano húmido. Cá em casa, quando germinamos alguma leguminosa ou semente, vamos retirando ao longo dos dias (a partir do 2º ou 3º dia estão prontos a ser consumidos) para juntar à nossa refeição e vamos sentindo as diferentes texturas e sabores deste alimento. Nesta sugestão, usamo-lo no kitchari, com arroz basmati e curgete ralada. É uma boa forma de comer diferente, da mesma fonte (a lentilha, neste caso).


kitchari, germinados, comida saudável, ayurveda


Ingredientes (para duas pessoas):

- 1/4 cup de arroz basmati;
- 1/2 cup de lentilhas verdes germinadas (3º dia);
- 1/2 cup de curgete ralada com casca;
- 2 cups de água;
- 1 colher de sopa de ghee*
- 1 colher de sopa de gengibre fresco finamente picado;
- 1 colher de chá de mistura sátvica**;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- q.b. salsa fresca;
- q.b. pimenta preta moída na hora.

*azeite ou óleo de coco para alternativa vegan.

**nesta mistura usamos sementes de coentros, sementes de cominhos, funcho, gengibre moído, açafrão, sal e assafétida. Brevemente, falaremos das misturas que fazemos em casa. Para já, podem usar 1 colher de chá de especiarias que tenham ao vosso dispor.


Preparação:

Colocar o ghee a aquecer numa pequena panela. Juntar a mistura sátvica e, passado 1 minuto, o gengibre picado. Mexer bem, deixando refogar por 2 minutos. Acrescentar o arroz e a curgete e mexer. Depois de estes estarem revestidos, adicionar a água, o sal e as lentilhas germinadas - por esta ordem. Reduzir o lume, tapar e deixar cozinhar por 20 minutos. Ir mexendo de 5 em 5 minutos. Depois de se desligar o lume, acrescentar a salsa, mexer e deixar repousar por 5 minutos antes de servir. Acrescentar a pimenta preta moída no prato.
Como sugestão, servir com um dos nossos chutneys.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo