Bolo de Alfarroba e Cacau

em 15 de abril de 2020

Este é o nosso bolo favorito. A alfarroba sabe a chocolate, parece chocolate, mas não tem os efeitos nefastos do chocolate. Não tem glúten, lactose nem açúcar, o que faz com que uma fatia a mais nunca seja demais. Nesta receita optámos por usar açúcar mascavado em vez do refinado. O primeiro tem valores importantes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, enquanto o segundo tem apenas valores residuais desses minerais. Enfim, além de amplamente mais saudável que outros bolos ou sobremesas, esta sugestão é ultra deliciosa. Entre todas as 'gulosices' que já confecionámos e provámos, esta é, de forma consensual, aquela que nos enche mais as medidas. Experimentem fazer aí em casa e depois digam-nos de vossa justiça. Como sobremesa ao almoço ou ao lanche, a salivação é garantida.


bolo de alfarroba, comida deliciosa, lanche saudável, cozinha com alma



Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de linhaça + 6 de água;
- 1 + 1/2 cup de farinha de arroz;
- 1 cup de açúcar mascavado;
- 1/2 cup de farinha de alfarroba;
- 1/4 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 1/3 cup de óleo de girassol;
- 1 cup de bebida de amêndoa;
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1 colher de sopa de pepitas de cacau cru (opcional).


Ingredientes do topping:

- 3 colheres de sopa de óleo de coco;
- 3 colheres de sopa de cacau;
- 3 colheres de sopa geleia de arroz;
- q.b. coco lascado.


cozinha com alma, lanche saudável, bolo de alfarroba e cacau


Preparação:

Numa pequena tigela, misturar a linhaça na água, mexendo bem. Numa terrina grande, juntar a farinha de arroz, o açúcar, a farinha de alfarroba e o sal. De seguida, adicionar à mistura seca a linhaça, o óleo, a bebida de amêndoa e o vinagre. Misturar tudo como uma colher de pau. Por fim, acrescentar o fermento e as pepitas de cacau, envolvendo bem. Untar uma forma (nós usámos uma com buraco no meio) com óleo de coco e farinha alfarroba. Levar ao forno a 180º, durante 30 a 40 minutos.
Deixar arrefecer e desenformar para um prato. Numa panela, aquecer o óleo de coco, juntamente com o cacau e a geleia de arroz. Mexer bem e, quando engrossar, derramar por cima do bolo, polvilhando com as lascas de coco.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo