Pão de Forma de Sementes

em 1 de abril de 2020

Nos dias que hoje vivemos temos sido convidados a ser engenhosos. Não há muitos sítios em casa onde possamos dar azo à nossa criatividade como na cozinha. Fazer pão caseiro tem sido um hábito para nós, mesmo antes da questão do vírus se instalar na sociedade. Convidamo-vos a lerem os rótulos daqueles pães de forma embalados que compram no supermercado. Pensem na forma como o pão é feito nas padarias. Os objetivos dos patrões no ramo da panificação ao utilizarem melhorantes são os seguintes: aumentar as vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes. Em nenhum dos parâmetros é considerada a nossa saúde. Além dos E's (conservantes, emulsionantes e tratamentos), muito do pão que se compra nas superfícies comerciais está carregado de açúcar - a adição à glicose pode criar tanta dependência como uma droga. Ora, no Ayurveda qualquer adição serve para desvirtuar o nosso Sattva (estado calmo e equilibrado da mente). Seja para dar um boost desmesurado (rajas), seja para colocar um travão letárgico (tamas) à nossa mente/corpo. A sugestão de hoje, além de saborosa, convida-nos a ser mais criteriosos na hora de ir a uma superfície comercial. Comecem a ler os rótulos dos produtos que compram. Se não conhecerem o nome de algum ingrediente, desconfiem. Façam em casa, vocês mesmos. Deem atenção à maneira como nutrem o vosso corpo. Ele é o reflexo da vossa mente... e vice-versa.



pão de sementes, pão caseiro, pão de forma




Ingredientes:

- 300 gramas de farinha de trigo integral;
- 200 mililitros de água morna;
- 30 mililitros de azeite;
- 1 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 3/4 colher de chá de fermento seco de padeiro;
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas;
- 1 colher de sopa de sementes de chia;
- 1 colher de sopa de sementes de girassol;
- 1 colher de sopa de sementes de abóbora;
- q.b. sementes de sésamo pretas (opcional).


Preparação:

Tostar as sementes e triturá-las grosseiramente. Juntar a farinha e o sal numa terrina, adicionando as sementes tostadas. Reservar. Num recipiente, juntar a água com o fermento, envolvendo bem. Depois juntar na terrina essa água com a farinha e o azeite. Envolver tudo. Inicialmente, com uma colher de pau; depois com as mãos. Trabalhar a massa durante 10 minutos até se formar uma bola, sempre dentro da terrina. Deixar repousar por 1 hora dentro do forno desligado, com um recipiente de água quente, para se formar vapor e ajudar a massa a crescer. Tapar a terrina da massa com um pano. Depois de 1 hora, trabalhar a massa de novo por 10 minutos e, se seguida, transferi-la para uma forma de pão previamente untada com azeite e farinha integral. Pincelar o topo da massa com água e polvilhar sementes de sésamo pretas. Fazer a massa descansar por algumas horas dentro do forno (nós costumamos deixá-la a levedar durante a noite toda, mas com o tempo mais quente a massa finta em muito menos tempo). De manhã, ou quando a massa tiver obtido o dobro do tamanho, retirar do forno. Pré-aquecê-lo na temperatura mais elevada e colocar de novo a forma lá dentro. Diminuir para os 220º e deixar cozer por 30 minutos (dependendo do forno).
Desenformar e, antes de cortar em fatias, deixar arrefecer bem, preferencialmente em cima de uma grelha, de forma a que a côdea por baixo não fique húmida.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo