Trança de Legumes

em 5 de abril de 2020

Sobrou sopa do jantar do dia anterior e querem comê-la ao almoço com algo diferente, saboroso e saudável? Esta trança de legumes é a sugestão perfeita para surpreenderem aqueles com quem vão partilhar a refeição. Para já, deixem-nos dizer que se têm sopa atrasada, não deviam. Lembram-se que um dos desígnios do Ayurveda passa por comer sempre alimentos frescos? Pois é. Comecem a medir bem as quantidades que cozinham, consoante o número de pessoas à mesa. Atenção, este não é um convite para mandar comida para o lixo. A comida é sagrada. Porém, tudo o que entra no wok, frigideira ou panela, preferencialmente, tem de servir para nutrir o nosso organismo nesse momento/refeição. Se, como nós, adorarem esta trança de legumes, nunca na vida vão deixar que esta sobre para mais tarde. Os legumes utilizados são todos sátvicos (cenoura, couve-coração e curgete). A escolha da farinha de espelta na massa é bem mais saudável do que a mais comum - a de trigo. Na perspectiva ayurvédica, a espelta é mais fácil de digerir pelo nosso organismo do que o trigo, pois as suas características são mais condizentes com as do nosso fogo digestivo (agni). Além disso, contém muito menos glúten (e o que tem é mais solúvel) e menor grau de modificação e processamento genético. Experimentem começar a cozinhar os vossos bolos, pão e sobremesas com farinha de espelta. A vossa saúde agradece. Quando a mente reconhece que os nossos hábitos alimentares têm a saúde como fim, a degustação de qualquer prato saudável torna-se uma bênção. Na cozinha ayurvédica, os fins justificam os meios e vice-versa.


recheio de legumes, cozinha saudável, lanche saudável




Ingredientes (recheio):

- 100 gramas de cenoura ralada;
- 50 gramas de couve-coração cortada em tiras finas;
- 100 gramas de curgete;
- 1 colher de chá de gengibre fresco picado;
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- 6 azeitonas picadas;
- 1/2 folha de alga nori;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1/2 colher de chá de sementes de cominhos;
- 1/4 colher de chá de sementes ajwain*;
- 1 pitada de assafétida (opcional);
- 1/4 colher de chá de coentros moídos;
- 1/4 colher de chá de cominhos moídos;
- 1/2 limão (sumo);
- 1 colher de chá de agave**;
- q.b. pimenta preta moída.

* caso não haja disponível, usar tomilho ou orégãos.
** ou alternativa adoçante.


Ingredientes (massa):

- 1 cup de farinha de espelta;
- 1 cup de farinha de espelta integral;
- 1/4 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 1/2 colher de chá de orégãos;
- 1/2 cup de água;
- 1/3 cup de azeite;
- q.b. sementes de sésamo pretas (opcional).


Preparação (recheio):

Aquecer o azeite numa frigideira ou wok. De seguida, juntar o gengibre, as sementes de ajwain e de cominhos. Deixar refogar no azeite por 2 minutos até se soltarem as fragrâncias. Depois, adicionar a assafétida, os coentros e os cominhos moídos. Mexer e juntar as azeitonas. Adicionar a couve-coração, a curgete, a cenoura e a alga nori (cortada com a tesoura em tiras pequenas). Juntar o molho de soja e envolver. Deixar cozinhar em lume médio por 5 minutos e, posteriormente, adicionar o agave e o sumo de limão. Reduzir o lume ao mínimo, tapar e deixar cozinhar até não haver líquido na frigideira ou wok. Polvilhar com alguma pimenta preta moída antes de transferir o recheio para a massa.


cozinha deliciosa em casa, trança de legumes, trabalhar a massa, cozinha saudável, veganismo


cozinha deliciosa em casa, trança de legumes, trabalhar a massa, cozinha saudável, veganismo


Preparação (massa e montagem):

Envolver todos os ingredientes com uma colher de pau ou à mão numa terrina grande. Depois, transferir para a bancada e esticar a massa com um rolo, por cima de uma folha de papel vegetal. Depois de esticada a massa, fazer cortes na diagonal de ambos os lados (ver imagens acima). Adicionar o recheio no centro e selar com as tiras, fazendo um entrelaçado. Pincelar com azeite e polvilhar com as sementes de sésamo pretas. Transferir o papel vegetal para um tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 50 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo