Muffins de Alfarroba

em 19 de março de 2020

Quem não gosta de adoçar a boca a meio da tarde? Ou até no fim daquele almoço ou jantar que, embora confortante, nos deixou um cantinho do estômago por preencher? Pois é! Hoje trazemos uma sugestão consensual cá em casa. Uma alternativa incrivelmente saudável a qualquer doce. Quando apresentámos esta receita a primeira vez a outras pessoas, ninguém acreditou que não havia açúcar ou chocolate envolvidos neste delicioso "crime".


queques, vegan



Ingredientes (+/- 12 unidades):

- 18 tâmaras;
- 130 gramas de farinha de espelta integral;
- 50 gramas de farinha de alfarroba;
- 200 mililitros de água;
- 1 colher de chá de bicarbonato;
- 3 colheres de chá de vinagre de sidra;
- 1 pitada de sal;
- 60 mililitros de óleo de amendoim ou de coco (para maior consistência da massa);
- 2 colheres de sopa de pepitas de cacau cru.


Preparação:

Colocar as tâmaras previamente descaroçadas num recipiente com água. Deixar hidratar por meia hora. Numa tigela maior, deitar as duas farinhas, misturando-as bem. Acrescentar o bicarbonato, o sal e reservar. Esta será a mistura seca. Enquanto se espera que as tâmaras hidratem completamente, untar formas pequenas com azeite (pode usar um pincel de cozinha) e polvilhar de seguida com farinha de alfarroba. Isto vai fazer com que os muffins não agarrem às formas. De seguida, escorrer as tâmaras e colocá-las no liquidificador, juntamente com a água (aproveitar a água que hidratou as tâmaras), o vinagre e o óleo de amendoim (ao usar-se óleo de coco, este deverá ser aquecido anteriormente para ficar líquido). Processar esta mistura húmida de modo a que os ingredientes fiquem devidamente envolvidos e não se vejam bocados de tâmaras. Misturar a mistura líquida na mistura seca, envolvendo tudo. Acrescentar as pepitas de cacau e dividir pelas formas.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos. 
Um truque que nos permite ver se a massa está cozida é espetar um garfo no centro da forma. Se este regressar seco, então é altura de retirar estas delícias do forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo