Kitchari do Mar

em 22 de março de 2020

Em sânscrito (língua ancestral nepalesa e indiana), Kitchari significa junção de um grão com uma leguminosa. Por norma, costumamos utilizar dois legumes nesta mistura, mas hoje a sugestão que trazemos a nível de legume assume todo o protagonismo. Porquê "do Mar"? Bem, peçam pistas à alga, aos coentros e à erva-doce. Deliciem-se, tal como nós!


comida do mar, legumes, couve-flor, vegetarian food



Ingredientes (para duas pessoas):

- 1/4 cup de arroz basmati;
- 1/2 cup de lentilhas vermelhas;
- 2 cups de água fervida;
- 4 cups de couve-flor cortada e dividida em pequenas flores;
- 1 colher de sopa de ghee* derretido + 2 colheres de chá;
- 1 colher de chá de açafrão + 1/4 colher de chá;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias + 1/2 colher de chá;
- 1 colher de chá de sementes de cominhos;
- 2 centímetros (sensivelmente) de gengibre ralado;
- 1/8 colher de chá de erva-doce;
- 1/8 colher de chá de cominhos moídos;
- 2 folhas de algas nori;
- 1/2 limão (sumo);
- 1/3 cup de coentros frescos;
- q.b. sementes de sésamo pretas (opcional).

*para alternativa vegan usar óleo de coco ou azeite.


Preparação:

Colocar as lentilhas e o arroz a demolhar juntamente cerca de uma hora e reservar. Entretanto, cortar a couve-flor em pequenos pedaços e colocá-la num recipiente. À mesma, adicionar uma colher de chá de açafrão, meia colher de chá de sal e uma alga nori cortada em tiras fininhas com a tesoura. Envolver tudo muito bem e derramar uma colher de sopa de ghee, envolvendo-o também. Transferir para uma frigideira ou um wok previamente aquecida/o e deixar a couve-flor cozinhar, tapada, por aproximadamente 20 minutos ou até estar bem tenra e com um tom caramelizado (se necessário ir acrescentando água para não agarrar ao fundo), mexendo frequentemente.
Entretanto, preparar os restantes ingredientes e colocar as duas colheres de chá de ghee a derreter numa pequena panela. Juntar as sementes de cominhos e o gengibre e deixar cozinhar por cerca de 2 minutos. Depois, acrescentar as especiarias moídas: o açafrão, a erva doce e os cominhos moídos e mexer. Escorrer o arroz e as lentilhas, lavando-os em várias águas ao longo do processo, e juntar à panela. Mexer por 2 minutos até estar tudo bem envolvido. Acrescentar a água e o sal. Tapar a panela, deixar levantar fervura e reduzir o lume. Deixar cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Ir verificando se o arroz está cozido, deixando al dente, conforme o gosto pessoal.  A meio do processo, colocar a alga nori cortada em tiras fininhas, tal como a anterior.
Passados os 15 minutos, desligar o lume e deixar repousar durante 5 minutos. Acrescentar a couve-flor, o sumo de limão e os coentros. Envolver tudo e servir, polvilhando com sementes de sésamo pretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo