Palitos de Polenta no Forno

em 1 de maio de 2020

Hoje trazemos uma receita de origem italiana. A polenta é feita com sêmola de milho que é o  resultado de uma moagem inacabada do grão de milho. Acaba por conservar um valor nutritivo mais elevado do que a farinha de milho, dado que esta é mais processada. A sêmola de milho têm baixo teor de gordura; ajuda a ganhar massa muscular (4 gramas de proteínas por cada 100 gramas); rica em vitaminas do complexo B; ajuda o sistema imunológico; e é rica em ferro, ajudando o sangue a circular com maior fluidez no nosso organismo, prevenindo a anemia. O que comemos torna-se parte de nós. Os nutrientes que o nosso corpo digere vão nutrir os sete tecidos (dhatus) de forma sequencial, durante 30 a 35 dias: plasma, sangue, músculos, gorduras, ossos, medula óssea e tecido reprodutor (nesta ordem). Por norma, os nutrientes demoram 5 dias a viajar entre tecidos. Cada tecido recebe nutrientes, digere-os e processa-os. Cada tecido escolhe os nutrientes necessários para se manter. A isto chama-se inteligência celular - uma das leis da nutrição. O potencial do tecido seguinte é sempre maior que o anterior. Aquilo que comemos hoje afecta-nos, em grande medida, toda a vida. Nunca é tarde para começarmos a ter hábitos alimentares mais conscientes. É isso que procuramos fazer e partilhar convosco Com os ingredientes utilizados nesta polenta conseguimos encher um tabuleiro inteiro. Vale bem a pena experimentarem fazer em vossa casa.


polenta, sêmola de milho, comida deliciosa, comida saudável


Ingredientes:

- 1 + 1/2 cup de polenta (sêmola de milho cozida a vapor);
- 4 + 1/2 cups de água;
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja;
- 1 + 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 1/4 colher de chá de assafétida*;
- 1 colher de chá de cominhos em pó;
- 1 colher de chá de pimentão doce (paprika);
- 1/2 colher de chá de açafrão;
- 1 limão (raspa);
- 2 colheres de sopa de sumo de limão;
- 1 colher de sopa de azeite + q.b. para pincelar;
- 1/2 cup de salsa fresca picada;
- 1 colher de chá de alecrim;
- 1 colher de chá de orégãos;
- q.b. pimenta preta moída.

*alho em pó como alternativa.


Ingredientes (revestimento):

- 5 colheres de sopa de farinha de aveia;
- 3 colheres de sopa de amêndoa sem casca;
- 1 colher de sopa de orégãos;
- 1 colher de sopa de alecrim.


Preparação:

Processar a aveia e a amêndoa num triturador e juntar ao alecrim e aos orégãos. Reservar (este será o revestimento da polenta).
Ferver a água numa panela e juntar todos os ingredientes menos a sêmola de milho. Assim que a água começa a ferver, juntar gradualmente a sêmola de milho, mexendo sempre, primeiro com vara de arames, depois com uma espátula de silicone (salazar). Quando a sêmola tiver absorvido toda a água, passar para uma travessa, espalmando-a para ganhar a forma da travessa. Deixar repousar até arrefecer e levar ao frigorífico por cerca de 30 minutos para ficar bem firme.
Pré-aquecer o forno a 180º e preparar um tabuleiro, forrando-o com papel vegetal. Retirar a polenta da travessa e cortar em palitos. Pincelar os palitos com azeite e revesti-los com a mistura de aveia, amêndoa, orégãos e alecrim antes de se disporem no tabuleiro. Podem ficar mais juntos de forma a caberem todos, pois não vão crescer no forno.
Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Virar os palitos a meio a meio para assarem de forma uniforme.


polenta, sêmola de milho, comida deliciosa, comida saudável

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo