Na sugestão oriental de hoje, pela primeira vez, apresentamos uma receita com tofu. Na língua japonesa, tofu significa, literalmente, feijão. Proveniente do feijão de soja - semeado pela primeira vez há 9000 anos, na China -, o tofu surgiu também nesse país, há 2000 anos, quando se experimentou moer o feijão de soja na água, aquecendo-o e coalhando-o com minerais. Para o tornar firme, grande parte do líquido é retirado do tofu. Os legumes utilizados são equilibrados em termos de sabores (rasa). A cenoura é doce - boa para vata e pitta e nefasta para kapha. O aipo é picante e amargo - benéfico para kapha e menos bom para vata e pitta. O feijão verde é adstringente e é considerado pacificador para os três doshas. Como podem verificar, mesmo que optem por um legume que possa comprometer o equilíbrio da vossa constituição predominante, podem introduzir um outro que a balanceie. Esta é outra das razões que nos leva a cozinhar sempre com legumes, de preferência frescos e da época. Os noodles de arroz e o molho de amendoim dão o toque necessário para tornar esta refeição inesquecível. Sem dúvida, a repetir muitas vezes.
Ingredientes (para duas pessoas):
- 250 gramas de tofu natural cortado em cubos;
- 2 + 1/2 cups de legumes cortados em juliana (na receita usámos cenoura, aipo e feijão verde);
- q.b. azeite;
- 1/4 colher de chá de sal dos Himalaias + 1/4;
- 1 colher de sopa de gengibre fresco picado;
- 130 gramas de noodles de arroz;
- 1/2 cup de água;
- q.b. sementes de sésamo pretas e brancas;
- q.b. coentros frescos picados.
Ingredientes (molho):
- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim;
- 3 colheres de sopa de água;
- 1/2 laranja (raspa);
- 2 colheres de sopa de sumo de laranja;
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- 1/4 colher de chá de gengibre moído;
- 1/8 colher de chá de assafétida*
- 1/8 colher de chá de cardamomo moído.
*alho moído como alternativa.
Preparação:
Colocar os noodles em água durante 15 minutos e lavá-los de seguida.
Numa pequena tigela, misturar a manteiga de amendoim, a água, a raspa e o sumo da laranja, o molho de soja, o gengibre, o cardamomo e a assafétida. Mexer bem com uma colher e reservar - este será o molho.
Numa frigideira ou wok, saltear o tofu com um fio de azeite e 1/4 colher de chá de sal. Reservar. Depois, na mesma frigideira ou wok, deitar mais um fio de azeite e refogar o gengibre fresco, durante 1 minuto, antes de adicionar a cenoura, o aipo, o feijão verde e o restante sal. Envolver bem, reduzir o lume e tapar. Deixar cozinhar durante 10 minutos e adicionar o tofu aos legumes, mexendo tudo.
Numa panela, cozer os noodles em água abundante e um fio de azeite. Após estarem cozidos, escorrer e lavar novamente em água fria até que arrefeçam totalmente. Acrescentar os noodles ao tofu e aos legumes, juntamente com a água. Envolver tudo bem na frigideira ou wok, deixando cozinhar por alguns minutos. Derramar o molho, misturar tudo e servir. Polvilhar com as sementes de sésamo e com os coentros frescos picados.
Sem comentários:
Enviar um comentário