Noodles de Arroz com Tofu e Legumes em Molho de Amendoim

em 13 de maio de 2020

Na sugestão oriental de hoje, pela primeira vez, apresentamos uma receita com tofu. Na língua japonesa, tofu significa, literalmente, feijão. Proveniente do feijão de soja - semeado pela primeira vez há 9000 anos, na China -, o tofu surgiu também nesse país, há 2000 anos, quando se experimentou moer o feijão de soja na água, aquecendo-o e coalhando-o com minerais. Para o tornar firme, grande parte do líquido é retirado do tofu. Os legumes utilizados são equilibrados em termos de sabores (rasa). A cenoura é doce - boa para vata e pitta  e nefasta para kapha. O aipo é picante e amargo - benéfico para kapha e menos bom para vata e pitta. O feijão verde é adstringente e é considerado pacificador para os três doshas. Como podem verificar, mesmo que optem por um legume que possa comprometer o equilíbrio da vossa constituição predominante, podem introduzir um outro que a balanceie. Esta é outra das razões que nos leva a cozinhar sempre com legumes, de preferência frescos e da época. Os noodles de arroz e o molho de amendoim dão o toque necessário para tornar esta refeição inesquecível. Sem dúvida, a repetir muitas vezes.


noodles, cozinha saudável, cozinha vegetariana, tofu



Ingredientes (para duas pessoas):

- 250 gramas de tofu natural cortado em cubos;
- 2 + 1/2 cups de legumes cortados em juliana (na receita usámos cenoura, aipo e feijão verde);
- q.b. azeite;
- 1/4 colher de chá de sal dos Himalaias + 1/4;
- 1 colher de sopa de gengibre fresco picado;
- 130 gramas de noodles de arroz;
- 1/2 cup de água;
- q.b. sementes de sésamo pretas e brancas;
- q.b. coentros frescos picados.


Ingredientes (molho):

- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim;
- 3 colheres de sopa de água;
- 1/2 laranja (raspa);
- 2 colheres de sopa de sumo de laranja;
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- 1/4 colher de chá de gengibre moído;
- 1/8 colher de chá de assafétida*
- 1/8 colher de chá de cardamomo moído.

*alho moído como alternativa.


Preparação:

Colocar os noodles em água durante 15 minutos e lavá-los de seguida.
Numa pequena tigela, misturar a manteiga de amendoim, a água, a raspa e o sumo da laranja, o molho de soja, o gengibre, o cardamomo e a assafétida. Mexer bem com uma colher e reservar - este será o molho.
Numa frigideira ou wok, saltear o tofu com um fio de azeite e 1/4 colher de chá de sal. Reservar. Depois, na mesma frigideira ou wok, deitar mais um fio de azeite e refogar o gengibre fresco, durante 1 minuto, antes de adicionar a cenoura, o aipo, o feijão verde e o restante sal. Envolver bem, reduzir o lume e tapar. Deixar cozinhar durante 10 minutos e adicionar o tofu aos legumes, mexendo tudo.
Numa panela, cozer os noodles em água abundante e um fio de azeite. Após estarem cozidos, escorrer e lavar novamente em água fria até que arrefeçam totalmente. Acrescentar os noodles ao tofu e aos legumes, juntamente com a água. Envolver tudo bem na frigideira ou wok, deixando cozinhar por alguns minutos. Derramar o molho, misturar tudo e servir. Polvilhar com as sementes de sésamo e com os coentros frescos picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo