Arroz Revitalizante com Couve

em 23 de maio de 2020

Quando cozida, a couve tem um sabor adocicado que contrasta com o sabor naturalmente adstringente e amargo da couve crua. Esta receita é perfeita para os dias quentes que temos vivido, à medida que se aproxima o Verão. Os sabores amargo, adstringente e doce são os mais frios dos seis. Se é verdade que a couve agudiza o biótipo vata, a utilização de vinagre e de molho de soja pacífica esse dosha. A sua acidez torna-os ingredientes quentes e oleosos, que são características (gunas) opostas àquelas presentes em vata - um dosha frio e seco. Nesta receita utilizámos grelos de couve, mas podem utilizar outro tipo de couve que tenham ao vosso dispor, tendo sempre atenção ao tipo de caule que as folhas tenham na hora de os cozinhar.




Ingredientes (para duas pessoas):

- 1/2 cup de arroz basmati;
- 2 + 1/2 cups de couve à escolha*;
- 1 colher de chá de ghee + 1 colher de chá;
- 1 colher de chá de vitalizing mix**;
- 1 colher de chá de sementes de cominhos pretos;
- 1/8 colher de chá de assafétida***;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 3 cups de água + q.b.;
- 1 colher de chá de vinagre de sidra;
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- 1 folha de louro;
- q.b sementes de sésamo pretas (opcional).

*caso os caules sejam muito duros, colocar apenas as folhas.
**esta mistura leva feno grego, sementes de coentros, sementes de cominhos, sementes de mostarda preta, cravinho moído, canela e pimenta preta moída. Podem usar algumas destas especiarias, mas considerando sempre a proporção da receita.
***alho moído como alternativa.


Preparação:

Numa panela, aquecer o ghee juntamente com a folha de louro. Colocar as sementes de cominho preto e deixar refogar por 1 ou 2 minutos. De seguida, colocar a assafétida e a vitalizing mix, envolvendo estas especiarias moídas no refogado. Juntar a couve, cortada grosseiramente com as mãos, e um pouco de água, para não agarrar ao fundo da panela. Adicionar o sal e mexer com uma colher de pau. Deixar cozinhar por 5 minutos em lume brando, com a panela tapada. Depois desse tempo, acrescentar o arroz, previamente lavado. Envolver para ficar revestido pelas especiarias e pela couve. De seguida, adicionar a água e o vinagre. Subir o lume do forno até a água ferver para depois baixar, tapar a panela e deixar cozinhar por 20 minutos. Quando o lume for desligado, juntar o molho de soja e envolver. Deixar repousar na panela tapada por mais 5 minutos. Servir e, como sugestão, polvilhar com sementes de sésamo pretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo