Queijo Vegetal de Tremoços e Sementes de Girassol

em 3 de maio de 2020

Com o queijo vegetal que hoje sugerimos vão passar a ter outra consideração pelos tremoços. Considerado o 'marisco dos pobres', esta leguminosa é incrivelmente rica em proteínas e fibras, além de minerais como o ferro e o zinco, pouco abundantes em alimentos de origem vegetal. Este queijo é ideal para colocarem por cima do vosso pão caseiro ao almoço - tantas e tantas vezes fazemos uma sopa com dois ou três legumes e acompanhamos com pão barrado com ghee ou com um queijo vegetal também feito por nós. É simplesmente divinal. Se tiverem sementes de girassol disponíveis, podem usar, tal como na sugestão aqui apresentada - ainda fica melhor, na nossa opinião.






Ingredientes:

- 1 cup de tremoços (ou 1/2 cup de tremoços e 1/2 cup sementes de girassol - a nossa preferida e a que apresentamos na preparação);
- 1/2 cup de água;
- 1/4 cup de polvilho doce;
- 1/4 cup de polvilho azedo;
- 1/2 colher de chá de sal dos Himalaias;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de vinagre;
- 1/4 colher de chá de assafétida*;
- 1/2 colher de chá de pimentão doce (paprika);
- 2 colheres de sopa de levedura de cerveja.

*alho moído como alternativa.


Preparação:

Tostar as sementes de girassol numa frigideira. Ir mexendo para que estas não queimem. Triturar todos os ingredientes, menos os tremoços e as sementes de girassol, durante 30 segundos. Acrescentar os tremoços e as sementes de girassol já tostadas e voltar a triturar até não haverem partes sólidas visíveis. De seguida, colocar o preparado numa frigideira em lume brando. Mexer com uma espátula (o famoso 'salazar') de silicone até que o queijo comece a ficar sólido. É importante evitar que se cole à frigideira. Por fim, untar um recipiente com azeite e passar o queijo para lá, dando-lhe a forma do recipiente. Não há que ter receio de o apertar bem nesta fase. Levar ao frigorífico para solidificar. Depois de uma hora, retirar do recipiente e colocar num prato. Está pronto a servir. Com o tempo mais quente, é preferível manterem-no refrigerado.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Topo